Uma vida transformada pela leitura

Os alunos do 8º ano estão trabalhando o gênero “relato pessoal” nas aulas de Redação. Tudo começou com a leitura de um relato e algumas inferências para o reconhecimento do gênero. Depois de muita reflexão, o costume é que cada aluno escreva uma redação.

A Karine dos Santos, aluna do Colégio Universitário, tem grande proximidade com a leitura, então ela decidiu escrever um relato pessoal falando sobre como a leitura transformou a sua vida.

Fiquem com o texto (maravilhoso!): ♥

Se eu parar e voltar no tempo, para algo que mudou drasticamente minha personalidade, eu diria que foram os livros, ou melhor: ler.

Não que eu não gostasse de ler, eu amava ler gibis ou “Diário de um Banana”, mas não gostava de ler “livros de verdade”. Eles podiam ser curtos, longos e até as histórias de filmes que eu gostava de ver, mas eu continuava não gostando dos livros.

Até que algo mudou, no meio de 2020 eu havia ficado fanática por Harry Potter (os filmes) e estava querendo muito ler os livros para saber como era. Li o primeiro em menos de três horas e no dia seguinte já comecei o segundo, e em menos de um mês já havia lido todos os 7 livros. Li mais alguns livros, desta vez mais lentamente e aos poucos, por isso acabei não lendo muito nesse ano.

2021, muita coisa mudou, eu não ficava mais trancada em casa esperando o tempo passar. Eu ia para a biblioteca nas aulas de Literatura e isso me fez ler muito mais, porque sinceramente odeio ler pelo celular.

Descobri muitos gêneros e me apaixonei por mistério e romance. O círculo de leitura também ajudou muito nesse quesito, pois com ele eu pude ler mais livros de diversos gêneros. O círculo me fez sair da minha zona de conforto e conhecer tipos de leitura que eu não conhecia ou que eu achava que não ia gostar. Mas bem... Eu mudei minha forma de pensar e basicamente minha vida inteira (de 2020 em diante) tem referências literárias.

Livros fazem você se ver em aventuras e ver a vida de outra perspectiva. Eles mudam histórias e te fazem enxergar que o mundo de possibilidades é maior do que parece.